EKAZA Câmera de Segurança Nuvem Dome Wi-Fi 3MP Ultra HD 2K com Visão Noturna e IP65 EKJS-T3188
Descrição do produto
A Câmera de Segurança Nuvem Dome EKAZA foi projetada para proteger sua residência e sua família, mesmo quando você não está por perto. Com essa câmera, você obtém imagens de alta definição tanto de dia quanto de noite, garantindo a segurança de seu lar em qualquer momento. Controle tudo diretamente do seu smartphone, desde a instalação e gravação até o recebimento de notificações em tempo real.
CARACTERÍSTICAS:
• Resolução 3MP Ultra HD 2K
• Proteção contra chuva e poeira IP65
• Visão Noturna com 8 LEDs infravermelhos e luz branca
• Armazenamento em cartão Micro SD de até 128GB
• Ângulo de rotação de 355° (H) e 65° (V)
• Intercomunicador de voz bidirecional
• Compatível com 2.4G Wi-Fi IEEE802.11b/g/n
ESPECIFICAÇÕES:
• Modelo: EKJS-T3188
• Sensor: 1/3" CMOS
• Resolução: 2304x1296 @20fps
• Lente: 4mm com ângulo de visão de 90° (D), 80° (H), 45° (V)
• Visão Noturna: Alcance de até 15 metros com LEDs infravermelhos
• Fonte de Energia: DC 12V/1A
• Ângulo de rotação: 355° (H), 65° (V)
• Temperatura de operação: -20°C ~ 60°C
• Umidade de operação: 20% ~ 95% (sem condensação)
• Proteção IP: IP65
CONECTIVIDADE:
• Wi-Fi 2.4 GHz IEEE802.11b/g/n
ASSISTENTES VIRTUAIS:
- Alexa (Echo, Echo Dot, Echo Show)
- Google Assistente (Nest, Nest Mini, Nest Hub)
- Plano Nuvem. Salvar seu video na nuvem.
APLICATIVOS:
Disponíveis para Android e iOS: EKAZA
CONTEÚDO DA EMBALAGEM:
1 x Câmera de Segurança Nuvem Dome EKJS-T3188
1 x Fonte de Energia
1 x Manual de Instruções
---
# Manual de Usuário - EKAZA CÂMERA NUVEM DOME MODELO: EKJS-T3188
---
**FUNCIONALIDADES:**
* 2K 2304x1296
* Rastreamento de Movimento
* Memória de até 128GB*
* PTZ Controle Remoto
* Protocolo Onvif Suportado
* Visão Noturna Colorida
* Detecção de Movimento
* Áudio Bidirecional
* Liga/Desliga Automático
* IP65 Resistente à Chuva
* MicroSD até 128GB*
* Tecnologia P2P
* Armazenamento na Nuvem**
* Controle pelo EKAZA
* Wi-Fi 2.4GHz
---
## SOBRE O PRODUTO
* **1. Reset / Cartão:** Botão de reset e slot para cartão MicroSD.
* **2. Antena Wi-Fi:** Para conexão sem fio.
* **3. Base de Fixação:** Para montagem da câmera.
* **4. Alto-falante:** Para áudio bidirecional.
* **5. LED Branco:** Para iluminação e visão noturna colorida.
* **6. Sensor de Luz:** Detecta a luminosidade ambiente.
* **7. Lente da Câmera:** Captura a imagem.
* **8. LED Infravermelho:** Para visão noturna em preto e branco.
**CUIDADO!**
Evite Altas temperaturas!
As altas temperaturas podem causar danos ao sensor e fraqueza no sinal.
---
## ESPECIFICAÇÕES
* **Modelo:** EKJS-T3188
* **Sensor:** 1/3” CMOS Sensor
* **Ângulo de Visão:** 85°(D)/80°(H)/45° (V)
* **Resolução Máxima:** 3MP Ultra HD 2K 2304x1296 @20fps
* **Visão Noturna:** LED Infravermelho e com Luz Branca, IR 15m
* **Conexão:** Wi-Fi: IEEE802.11b/g/n 2.4G
* **Fonte de Energia:** DC12V/1A
* **Armazenamento:** Cartão Micro SD* (até 128GB)
* **Compressão de Vídeo:** H.264 / H.265
* **Áudio Entrada/Saída:** Intercomunicador de voz bidirecional
* **Segurança:** WEP/WPA/WPA2
* **Proteção IP:** IP65
* **Temperatura de operação:** -20°C ~ 60°C / 20% ~ 95% (sem condensação)
* **APP:** EKAZA
* *O plano de armazenamento em nuvem é pago por terceiros, não incluso Cartão SD.*
** *Não inclui cartão SD.*
---
## CONTEÚDO DA EMBALAGEM
1. EKAZA Câmera Nuvem Dome EKJS-T3188
2. Fonte de alimentação de energia
3. Kit parafuso
4. Manual do Usuário
---
## ANTES DA INSTALAÇÃO
1. **A câmera deve ser instalada onde existe bom sinal de Wi-Fi.**
Verificar se o local de instalação possui sinal de sua rede Wi-Fi, antes de seguir para sua instalação.
O sinal fraco pode causar atraso na imagem, qualidade da imagem baixa ou até mesmo áudio sem imagem.
2. **Este produto não suporta Wi-Fi 5G.** Verifique se o sinal Wi-Fi é de 2.4GHz. Use o "Wi-Fi Analyzer" (celular) ou "Site de empresas" abaixo, caso não saiba como verificar essa informação.
3. **Recomenda-se que você tente configurá-lo internamente antes da instalação.** Se funcionar normalmente, instale a câmera no local desejado.
*Sites para verificar a qualidade do sinal de Wi-Fi:*
* *https://www.ekaza.com.br/pagina-de-ajuda/como-configurar-minha-rede-wi-fi.html*
* *https://louiechan.net/blog/2019/cisco-wireless-rssi-snr-calculations-and-their-meaning/*
* *https://www.netspotapp.com/pt/what-is-rssi-level.html*
* *https://jteq.com.br/blog/como-identificar-um-bom-sinal-wi-fi/
* *https://blog.188contatconsultoria.com.br/o-que-e-o-sinal-rssi-e-como-ele-impacta-na-qualidade-do-wi-fi/*
* *https://seguropordentro.com.br/tecnologia/como-aumentar-o-sinal-do-wi-fi-com-aplicativo-gratuito.html*
**Registre ou faça login na conta**
![QR Codes para download do aplicativo EKAZA]
*Digitalize o QR Code para fazer o download do App.*
**Configure o App para o Controle Remoto**
* Certifique-se de que seu celular foi conectado à rede Wi-Fi e é capaz de se conectar à internet.
**ATIVE O BLUETOOTH**
Verificar de que seu celular está com o Bluetooth ativado.

*Para facilitar a configuração, use o controle remoto do Google para concluir a instalação do alto-falante doméstico do Google.*
---
## CONFIGURAÇÃO DO APLICATIVO
1. **Tenha certeza de que sua câmera esteja conectada no cabo de energia corretamente.**
Ligue a câmera e pressione o botão de RESET por 5-8s até ouvir do auto falante "Beep".
2. **Obs: O cabo CA deve estar sempre conectado à câmera para mantê-la ativa.**
Em seu smartphone toque no botão adicionar dispositivo no centro da tela para configurar a câmera. Se já tiver um dispositivo, toque no botão "+" no canto superior esquerdo.
3. **Em seguida selecione no menu principal do aplicativo EKAZA o tipo de dispositivo, pela palavra Segurança e escolha a opção de Câmera Mini Dome.**
4. **Faça como a imagem está indicando: com o cabo de energia conectado, verifique se o indicador está piscando rapidamente ou se um tom de alerta é emitido, selecione Próximo.**
Na tela seguinte, digite o nome da rede Wi-Fi e a senha.
Lembrete: Você deve conectar na rede **Wi-Fi de 2.4GHz;**
5. **Com o código QR Code que está no seu smartphone, aproxime da câmera do seu dispositivo.**
*Distância de 15-20cm*
6. **Aguarde o dispositivo parear automaticamente, acompanhe o andamento do processo no ícone no centro da tela.**
Após o preenchimento completo da barra de carregamento na tela anterior, entra na tela de nomeação. Seu dispositivo está pronto para o uso.
---
## MENU PRINCIPAL
![Interface principal do aplicativo EKAZA para a câmera]
* **Configurações:** Abre a tela de configurações e resolução.
* **Modo:** Tela Cheia/Tela Horizontal.
* **Screenshot:** Tira uma foto instantânea e armazena no álbum do seu celular.
* **Falar:** Inicia a conversação entre o celular e a câmera.
*Você pode precisar de um interfone bidirecional para enviar mensagens de voz.*
* **Gravar:** Inicia a gravação de um vídeo.
* **Reprodução:** Ver as fotos e vídeos armazenados na nuvem ou manualmente.
* **Cloud Storage:** Reproduz o vídeo local ou armazenado na nuvem.
* **Álbum:** Armazenar em nuvem.
* **Cor da Luz:** Configurando o modo da luz / infravermelho.
* **Detecção de Movimento:** Ver figura abaixo.
* **Direção:** Muda a direção da câmera.
* **Liga e desliga a câmera**
* **Modo Privado:** Liga ou desliga o modo de privacidade (câmera não grava).
* **Modo Inteligente:** Liga e desliga a luz Branca.
* **Sirene:**
* **Patrulha:** Patrulha entre pontos pré-definidos.
* **Favoritos:** Ponto Pré-Definido.
---
## REPRODUÇÃO
**Importante:** Para ter acesso à reprodução de gravações, é necessário a instalação de um cartão microSD™ (*Não incluso).
* Para garantir que a função gravação local seja executada normalmente, é recomendável o uso de um cartão Micro SD original. A utilização de cartão não original ou danificados podem implicar no mau funcionamento do produto e não permitirá a gravação das imagens na memória.
* Por motivos de segurança, os arquivos de vídeo no cartão serão criptografados e não poderão ser lidos diretamente pelo PC/Notebook. Os arquivos só podem ser lidos e exportados por meio da câmera com a conta correta ou formatados.
![Interface de reprodução do aplicativo EKAZA]
* **Gravação Contínua / Gravação de Evento:** Alterna entre os modos de gravação.
* **Linha do Tempo:** Você pode expandir a linha do tempo com os dedos para facilitar a visualização dos segundos e minutos. Botão pause/play para pausar e continuar a reprodução.
* **Data:** Indica as datas em que houveram gravações e foram armazenadas podendo ser consultadas posteriormente.
* **Gravar:** Inicia a gravação de um vídeo que irá para o álbum do seu celular.
* **Screenshot:** Tira uma foto instantânea e armazena no álbum do seu celular.
---
## CONFIGURAÇÕES
![Tela de configurações da câmera no aplicativo EKAZA]
* **Acesso a informações como IP, ID virtual, fuso horário, força do sinal Wi-Fi, proprietário do dispositivo.**
* **Crie cenas e automatize os cenários conforme a sua rotina.**
* **Desativa a câmera remotamente.**
* **Configurações de Gravar feliz, método de áudio e anti remoção.**
* **Configuração de modo cor ou modo de visão noturna.**
* **Volume do dispositivo.**
* **Configurações de detecção de movimento, som e Agenda.**
* **Configurações de integrações com protocolo Onvif.**
**Configuração de alerta de detecção:**
* **Alarme de detecção de movimento:** Liga e desliga o alarme de detecção de movimento.
* **Configuração de rastreamento corporal:** Liga e desliga o rastreamento corporal.
* **Detecção de som:** Liga e desliga a detecção sonora.
* **Agenda:** Neste campo você poderá agendar horários para ligar e desligar o sensor de detecção de movimento.
---
## CONFIGURAÇÕES (Continuação - Tela Principal de Configurações do Dispositivo)
* **Informações do Armazenamento do Cartão SD e Formatação:** Verificar capacidade e formatar cartão de memória. O cartão SD vai restaurar de fábrica e apagará todo o conteúdo.
* **Modo de gravação:** Liga e Desliga a gravação no Cartão SD e Agendar os horários em que você quer gravar no Micro SD.
* **Compra de serviço de valor agregado:** Comprar serviços adicionais da EKAZA. Gravação na nuvem, serviço utilizado para armazenamento.
* **Notificação Offline:** Lembrete que será enviado para o celular que o dispositivo em questão está offline por um longo período (as notificações são após 8 horas para dispositivos de baixo consumo).
* **Adicionar o dispositivo na tela principal:** Seu dispositivo será facilmente acessado na tela principal de seu smartphone se configurado essa opção.
* **Informações de firmware:** Informa a última atualização e versão do firmware de seu dispositivo.
* **Reiniciar dispositivo/Desligar dispositivo**
![Tela de configurações do dispositivo no aplicativo EKAZA]
---
## COMPARTILHAR
No aplicativo EKAZA existe duas formas de adicionar um membro da família. A compatibilidade de produtos ou conta só pode ser efetuada se este contato EKAZA. Se ainda não se registrou, registre-se primeiro, para uma obter conta EKAZA.
* **Compartilhar um DISPOSITIVO:**
O usuário tem apenas direitos de uso, mas nenhum direito de gerenciamento.
* **Compartilhar uma CONTA:**
Os Usuários comuns podem usar todos os produtos da conta.
Os usuários administrativos podem usar e gerenciar todos os produtos.
*Nota: Alguns produtos são válidos apenas para o primeiro celular emparelhado.*
**Compartilhar um DISPOSITIVO:**
1. Selecione o produto que deseja compartilhar;
2. Entre em **Configurações > Compartilhar dispositivos;**
3. O usuário adicionado aceita e confirma o compartilhamento;
4. Agora o usuário tem acesso ao dispositivo.
**Compartilhar uma CONTA:**
1. Na página inicial do aplicativo EKAZA, acesse seu perfil **"Eu"**.
2. Selecione a opção **"Gestão de página"**
3. Se não tiver uma casa ainda, por favor crie uma, por exemplo: **[minha casa]**.

4. Entre em **[minha casa]**. Clique **"Adicionar membros"**
Nesta interface você pode gerenciar usuários, alterar permissões e transferir direitos de propriedade.
5. O usuário aceita o convite e baixa o App EKAZA, faz login com a conta EKAZA, digita seu nome de usuário e senha para ter acesso aos dispositivos compartilhados.
6. Pressione **"Adicionar App Account"**, e colocar o nome, conta, função familiar.
**Função familiar:**
* **Administrador:** Gerenciar dispositivos e sala | Gerenciar configurações produtos | Gerenciar membro
* **Membro comum:** Usar dispositivo | Usar configurações de produtos.
**Informações adicionais:**
Nesse mesmo menu de configuração de familiares, você pode:
* Editar o nome da família,
* Gerenciar as salas de sua casa,
* Localização da família,
* Excluir família.
---
## CONECTAR O PRODUTO AO AMAZON ALEXA
1. Inicie o Aplicativo EKAZA faça login na sua conta e verifique se o vídeo porteiro está em uma lista de dispositivos.
2. Altere o nome do dispositivo para que Alexa possa facilmente reconhecer, tais como: quarto, sala, etc.
3. Minimize o aplicativo EKAZA, depois abra o aplicativo Alexa e entre na sua conta Alexa. Certifique-se de ter pelo menos um dispositivo Alexa controlado por voz instalado como Echo, Echo dot, etc.
4. No canto inferior direito da página inicial, clique no botão para mostrar o menu. Em seguida, clique Skills e Jogos.
![Tela inicial do aplicativo Alexa para acessar Skills]
5. Digite “Ekaza” na pesquisa e clique no App Ekaza. Ative o Ekaza para uso.
---
## CONECTAR O PRODUTO AO GOOGLE HOME
1. Inicie o aplicativo Google Home e verifique se o Google Home Speaker está instalado. Caso contrário, siga as instruções de instalação do alto-falante doméstico do Google para concluir a instalação.
2. Quando o Google Home estiver instalado, no canto superior esquerdo da página inicial do aplicativo, clique no botão "+".
3. Selecione a página "Configurar dispositivos", em seguida selecione "Você já tem serviços configurados".
Role para baixo até encontrar "EKAZA" e clique nele. Faça login no Ekaza App com sua conta.
![Tela do aplicativo Google Home para adicionar dispositivos]
4. Após vincular com sucesso a conta, no aplicativo Google Home, você pode ver todos os dispositivos inteligentes da sua conta da Ekaza. Você pode atribuir cenas para cada dispositivo.
5. Agora você pode usar o Google Home para controlar seus dispositivos inteligentes.
---
## PERGUNTAS FREQUENTES - FAQ
* **P: Falha ao adicionar dispositivos durante o emparelhamento de rede?**
**R:** Por favor, verifique se o smartphone e o dispositivo estão conectados ao roteador 2.4GHZ. Verifique se a senha inserida no Wi-Fi está correta. Verifique sua rede e **WPA2-PSK / AES**.
* **P: O dispositivo não pode ser visualizado?**
**R:** Verifique se a rede está funcionando. Você pode colocar a câmera e não pode alterar a configuração no aplicativo. Você deve fazer login no aplicativo para excluir a câmera da lista.
* **P: Como conectar a câmera a outro roteador?**
**R:** Primeiro exclua o dispositivo do aplicativo e RESET o dispositivo e configure o dispositivo novamente por meio do aplicativo.
* **P: Porque o dispositivo não consegue identificar o cartão SD?**
**R:** Recomenda-se inserir e remover o cartão SD após desligar o dispositivo. Verifique se o cartão SD está em condições normais de serviço e se o formato é FAT32. O aplicativo deve sugerir "Não foi possível encontrar o cartão SD" em uma rede instável do telefone celular ou do dispositivo.
* **P: O dispositivo está online e tem um evento de alarme, mas o celular não pode receber as informações?**
**R:** Primeiro, confirme se o aplicativo tem permissão nas configurações do seu celular. Em circunstâncias normais, quando uma anomalia é detectada, uma mensagem será exibida na barra de notificação. Você deve definir um som de notificação ou vibração no seu celular.
---
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo