EKAZA Câmera Nuvem Home Inteligente WiFi 3MP Ultra HD 2K EKGD-T4117B
* EKGD-T4117B (COM BOTÃO DE CHAMADA)
* EKGD-T4117 (SEM BOTÃO DE CHAMADA)
Descrição do produto
ESPECIFICAÇÕES:
• Onvif : Suporte. (Não suporte Onvif Perfil S como intelbras)
CONTEÚDO DA EMBALAGEM:
---
Claro! Aqui está o manual da Câmera Nuvem Home EKAZA (Modelo EKGD-T4117B) em formato markdown, com a seção "GARANTIA" e tudo que vem depois dela ignorado, conforme solicitado.
---
# Manual de Usuário - EKAZA CÂMERA NUVEM HOME MODELO: EKGD-T4117B
2K/3MP ULTRA ALTA DEFINIÇÃO | RASTREAMENTO INTELIGENTE | VISÃO NOTURNA | WI-FI | ONVIF | COM CHAMADA

---
**FUNCIONALIDADES (Ícones):**
* 2K Ultra HD 2304x1296
* Rastreamento Inteligente
* Controle de Voz/Alexa
* PTZ Girar 355°/110°
* Protocolo Onvif Suportado
* IR-CUT Visão Noturna
* Detecção de Movimento
* Áudio Bidirecional
* Zona de Atividade
* Detecção Humana
* Cartão até 256GB**
* Wi-Fi 2.4GHz
* Armazenamento na Nuvem*
* Controle pelo EKAZA
* IR Noturno 10M
---
## SOBRE O PRODUTO
![Diagrama da Câmera Nuvem Home EKAZA com partes numeradas]
* **1. Cartão TF:** Slot para cartão MicroSD.
* **2. Botão de Chamada:** Para iniciar uma chamada.
* **3. Alto-falante:** Para áudio bidirecional e chamadas.
* **4. Botão Reset:** Para resetar a câmera.
* **5. Lente da Câmera:** Captura a imagem.
* **6. LED Infravermelha:** Para visão noturna.
* **7. Alimentação USB-C:** Porta para alimentação.
---
## ANTES DA INSTALAÇÃO
1. **A câmera deve ser instalada onde existe bom sinal de Wi-Fi.**
Verifique se o local de instalação possui sinal de sua rede Wi-Fi, utilize seu celular para essa verificação.
O sinal fraco pode causar atraso na imagem, qualidade da imagem baixa ou até mesmo áudio sem imagem.
2. **Este produto não suporta o Wi-Fi 5G.** Verifique se o sinal Wi-Fi é de 2.4 GHz (usar WPA2-PSK/AES). Consulte a lista de empresas* abaixo, caso não saiba como verificar essa informação.
*Sites para verificar a qualidade do sinal de Wi-Fi (lista de URLs fornecida no manual)*
3. **Recomenda-se que você tente configurá-lo internamente antes da instalação.** Se funcionar normalmente, instale a câmera no local desejado.
**1 Registre ou faça o login conta**

*Digitalize o QR Code para fazer o download do App.*
**2 Configure o APP para o Controle Remoto**
* Certifique-se de que seu celular foi conectado ao Wi-Fi e é capaz de se conectar à internet.
**ATIVE O BLUETOOTH**
Verificar de que seu smartphone está com o Bluetooth ativado.

*Para facilitar a configuração, use o controle remoto do Google para concluir a instalação do alto-falante doméstico do Google.*
---
## CONFIGURAÇÃO DO APLICATIVO
1. **Tenha certeza de que sua câmera esteja conectada no cabo de energia corretamente.**
Pressione o botão de RESET por 5-8s até ouvir do auto falante: "Bee".
**Obs:** O cabo deve estar sempre conectado à câmera para mantê-la ativa.
2. **Em seu smartphone toque no botão adicionar dispositivo no centro da tela para configurar a câmera.** Se já tiver um dispositivo, toque no botão "+" no canto superior esquerdo.
3. **Em seguida selecione no menu principal do aplicativo EKAZA o item que contém a palavra: Segurança e escolha a opção de Câmera Nuvem Home.**


4. **Faça como a imagem está indicando: com o cabo de energia conectado, verifique se o indicador está piscando rapidamente ou se um tom de alerta é emitido. selecione: Próximo.**
---
## CONFIGURAÇÃO DO APLICATIVO (Continuação)
5. **Na tela seguinte, digite o nome da rede Wi-Fi e a senha.**
Lembrete: Você deve conectar na rede **Wi-Fi de 2.4GHz;**

6. **Com o código QR Code que está no seu smartphone, aproxime da câmera do seu dispositivo.**


*Distância de 15-20cm*
7. **Aguarde o dispositivo parear automaticamente, acompanhe o andamento do processo no ícone no centro da tela.**
8. **Após o preenchimento completo da barra de carregamento na tela anterior, entrará na tela conforme a imagem. Seu dispositivo está pronto para o uso.**

---
## MENU PRINCIPAL
![Interface principal do aplicativo EKAZA para a câmera]
* **Configurações:** Abre a tela de configurações e resolução.
* **Mudo**
* **Tela Cheia (Tela horizontal)**
* **Screenshot:** Tira uma foto instantânea e armazena no álbum do seu celular.
* **Falar:** Inicia a conversação entre o celular e a câmera. *Você pode precisar de um interfone bidirecional para enviar mensagens de voz.*
* **Gravar:** Inicia a gravação de um vídeo.
* **Reprodução:** Ver as fotos e vídeos armazenados na nuvem ou manualmente.
* **Cloud Storage:** Reproduz o vídeo local ou armazenado na nuvem.
* **Álbum:** Ver fotos e vídeos armazenados localmente.
* **Cor da Luz:** Configurando o modo da luz / infravermelho. (Pode não ser aplicável a este modelo)
* **Detecção de Movimento:** Ver figura abaixo (detalhes sobre configuração de detecção de movimento).
* **Direção:** Muda a direção da câmera.
* **Liga e desliga a câmera**
* **Modo Privado:** Liga ou desliga o modo de privacidade (câmera não grava).
* **Armazenamento em nuvem** (Acesso rápido)
* **Luz Branca** (Liga e Desliga a Luz Branca - Pode não ser aplicável a este modelo)
* **Modo de Cor**
* **Favoritos:** Ponto Pré-Definido.
---
## REPRODUÇÃO
**Importante:** para ter acesso à reprodução de gravações, é necessário a instalação de um Cartão TF (Não incluso).
* Para garantir que a função gravação local seja executada corretamente, é necessário o uso de um Cartão TF original, a utilização de cartão não original e/ou danificados pode implicar no mau funcionamento do produto e não permitirá a gravação das imagens no dispositivo.
* Por motivos de segurança, os arquivos de vídeo no cartão serão criptografados e não podem ser lidos diretamente pelo PC/Notebook. Os dados de vídeo só podem ser acessados por meio da câmera com a conta correta ou formatados.
![Interface de reprodução do aplicativo EKAZA]
* **Gravação contínua / Gravação de evento:** Alterna entre os modos de gravação.
* **Linha do Tempo:** Você pode expandir a linha do tempo (com zoom) para melhor visualização dos segundos e minutos. Botão pause/play para pausar e continuar a reprodução.
* **Data:** Indica as datas em que houveram gravações e foram armazenadas podendo ser consultadas posteriormente.
* **Gravar:** Inicia a gravação de um vídeo que irá para o álbum do seu celular.
* **Screenshot:** Tira uma foto instantânea e armazena no álbum do seu celular.
---
## CONFIGURAÇÕES
![Tela de configurações da câmera no aplicativo EKAZA]
* **Acesso a informações como IP, ID virtual, fuso horário, força do sinal e proprietário do dispositivo.**
* **Crie cenas e automatize os cenários conforme a sua rotina.**
* **Desativa a câmera remotamente.**
* **Configurações de Girar Tela, Marca d'água do tempo, método de áudio e anti remoção.**
* **Configuração de modo cor ou modo IR da visão noturna.**
* **Volume do dispositivo.**
* **Configurações de detecção de movimento, som e Agenda.**
* **Configurações de integrações com protocolo Onvif.**
**Configuração de alerta de detecção:**
* **Alarme de detecção de movimento:** Liga e desliga o alarme de detecção de movimento.
* **Configuração de rastreamento corporal:** Liga e desliga o rastreamento corporal.
* **Detecção de som:** Liga e desliga a detecção sonora.
* **Agenda:** Nesse campo você poderá agendar horários para ligar e desligar o sensor de detecção de movimento.
---
## CONFIGURAÇÕES (Continuação - Tela de Configurações do Dispositivo)
![Tela de configurações do dispositivo no aplicativo EKAZA]
* **Informações do Armazenamento de Cartão SD e Formatação:** Formatar cartão de memória: O cartão SD vai restaurar de fábrica e apagará todo o conteúdo.
* **Modo de gravação:** Liga e Desliga a gravação no Cartão SD e Agenda: Agende os horários em que você quer gravar no Micro SD.
* **Compra de serviço de valor agregado:** Comprar serviços adicionais da EKAZA. Gravação na nuvem, serviço utilizado para armazenamento.
* **Notificação Offline:** Lembrete que será enviado para informar que o dispositivo em questão está offline por um longo período de tempo (30 minutos ou 8 horas para dispositivos de baixo consumo).
* **Adicionar o dispositivo na tela principal:** Seu dispositivo será facilmente acessado na tela principal de seu smartphone se configurado essa opção.
* **Informações de firmware:** Informa a última atualização e versão do firmware do seu dispositivo.
* **Reiniciar dispositivo/Desligar dispositivo**
---
## COMPARTILHAR
No aplicativo EKAZA existe duas formas de adicionar um membro da família. A compartilha de produtos ou conta só pode ser efetuada entre contas EKAZA. Se ainda não se registrou, registre-se primeiro, para uma obter conta EKAZA.
* **Compartilhar um DISPOSITIVO:**
O usuário tem apenas direitos de uso, mas nenhum direito de gerenciamento.
* **Compartilhar uma CONTA:**
Os usuários comuns podem usar todos os produtos da conta.
Os usuários administrativos podem usar e gerenciar todos os produtos.
*Nota: Alguns produtos são válidos apenas para o primeiro celular emparelhado.*
**Compartilhar um DISPOSITIVO:**
1. Selecione o produto que deseja compartilhar;
2. Entre em **Configuração > Compartilhar dispositivos;**
3. O usuário adicionado aceita e confirma o compartilhamento;
4. Agora o usuário tem acesso ao dispositivo.
**Compartilhar uma CONTA:**
1. Na página inicial do aplicativo EKAZA, acesse seu perfil **"Eu"**.
2. Selecione a opção **"Gestão de página"**.
Se não definiu sua casa ainda, por favor crie uma, por exemplo: **[minha casa]**.

3. Entre em **[minha casa]**. Clique **"Adicionar membros"**.
Nesta interface você pode gerenciar usuários, alterar permissões e transferir direitos de propriedade.
4. Escolher **App Account**, e colocar o nome, conta, função familiar.
**Função familiar:**
* **Administrador:** Gerenciar dispositivos e sala | Gerenciar configurações produtos | Gerenciar membro
* **Membro comum:** Usar dispositivo | Usar configurações de produtos.
**Informações adicionais:**
Nesse mesmo menu de configuração de familiares, você pode:
* Editar o nome da família;
* Gerenciar as salas de sua casa;
* Localização da família;
* Excluir família.
---
## CONECTAR O PRODUTO AO AMAZON ALEXA
**ATENÇÃO!**
Para vincular a câmera à Amazon Alexa, é necessário entrar em contato com o suporte EKAZA para liberar o acesso ao aplicativo da Amazon.

*Escaneie o QR Code ou entre em contato com o Suporte*
1. Inicie o Aplicativo EKAZA faça login na sua conta e verifique se o vídeo porteiro está em uma lista de dispositivos.
2. Altere o nome do dispositivo para que Alexa possa facilmente reconhecer, tais como: quarto, sala, etc.
3. Minimize o aplicativo EKAZA, depois abra o aplicativo Alexa e entre na sua conta Alexa e certifique-se de ter pelo menos um dispositivo Alexa controlado por voz instalado como Echo, Echo dot, etc.
4. No canto inferior direito da página inicial, clique no botão para mostrar o menu. Em seguida, clique Skills e jogos.

5. Digite “Ekaza” na pesquisa e clique no App Ekaza. Ative o Ekaza para uso.

---
## CONECTAR O PRODUTO AO GOOGLE HOME
1. Inicie o aplicativo Google Home e verifique se o Google Home Speaker está instalado. Caso contrário, siga as instruções de instalação do alto-falante doméstico do Google para concluir a instalação.
2. Quando o Google Home estiver instalado, no canto superior esquerdo da página inicial do aplicativo, clique no botão "+".
3. Selecione a página "Configurar dispositivos", em seguida selecione "Você já tem serviços configurados".
Role para baixo até encontrar "EKAZA" e clique nele. Faça login no Ekaza App com sua conta.


4. Após vincular com êxito a conta, no aplicativo Google Home, você pode ver todos os dispositivos inteligentes da sua conta da Ekaza. Você pode atribuir cenas para cada dispositivo.
5. Agora você pode usar o Google Home para controlar seus dispositivos inteligentes.

---
## PERGUNTAS FREQUENTES - FAQ
* **P: Falha ao adicionar dispositivos durante o emparelhamento de rede?**
**R:** Por favor, verifique se o smartphone e o dispositivo estão conectados ao roteador 2.4GHZ. Verifique se a senha inserida no Wi-Fi está correta. Verifique sua rede e **WPA2-PSK / AES**.
* **P: O dispositivo não pode ser visualizado?**
**R:** Verifique se há sinal fraco de Wi-Fi. Você pode colocar a câmera e não pode alterar a configuração no aplicativo. Você deve fazer login no aplicativo para excluir a câmera da lista.
* **P: Como conectar a câmera a outro roteador?**
**R:** Primeiro faça o login no aplicativo para excluir e RESET o dispositivo e configure o dispositivo novamente por meio do aplicativo.
* **P: Porque o dispositivo não consegue identificar o cartão SD?**
**R:** Recomenda-se inserir e remover o SD após a alimentação do dispositivo. Verifique se o cartão SD está em condições normais de serviço e se o formato é FAT32. O aplicativo deve sugerir "não foi possível encontrar o cartão SD" em uma rede instável do telefone celular ou do dispositivo.
* **P: O dispositivo está online e tem um evento de alarme, mas o celular não pode receber as informações?**
**R:** Confirme se o aplicativo permite a notificação nas configurações do seu celular. Em circunstâncias normais, quando uma anomalia é detectada, uma mensagem será exibida na barra de notificações. Você deve definir um som de notificação ou vibração no seu celular.
---
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo